APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO
1. OBJETIVO:
Capacitar o profissional para trabalhar na recepção e reservas de estabelecimento de hospedagem, com foco em excelência no atendimento, domínio de funcionalidades de Sistema de Gestão Hoteleira (PMS - Property Management System) e integração com os demais setores do meio de hospedagem.
2. PÚBLICO-ALVO:
Pessoas que:
Tem interesse em ingressar na carreira de Recepção e Reservas de Meios de Hospedagem.
Já trabalham na área, mas nunca tiveram um treinamento formal de Recepção e Reservas.
3. INSTRUTORA:
MARILEIA GOIS - possui Curso Superior completo em Tecnologia em Empreendedorismo e formações Técnicas em Turismo, Meio Ambiente Agricultura. Foi guia turística no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) em Iporanga/SP e prestou atendimento a turistas na Ilha de Porto Belo/SC. Trabalhou mais de 5 anos nas áreas de Recepção de Reservas em Hotel localizado em Porto Belo/SC. Em 2014 ingressou como sócia na Markedu Brasil - www.markedu.com.br - onde exerce a função de Diretora Administrativa.
4. PRÉ-REQUISITOS:
Treinamento ONLINE ministrado através da Plataforma Sympla, utilizando a ferramenta Zoom. É necessário que o aluno tenha acesso à internet.
Hardwares necessários: COMPUTADOR, NOTEBOOK,TABLET ou SMARTPHONE com microfone e fone.
Softwares necessários: Editor Word, Planilha Excel, Powerpoint e Adobe PDF.
5. DIDÁTICA DESTE TREINAMENTO:
Treinamento ministrado de forma ONLINE e em língua portuguesa.
É fornecida apostila eletrônica com todo conteúdo do treinamento.
Vídeos, Ferramentas Práticas e Exercícios.
Certificado digital de conclusão: 100% de presença nas aulas online e nota igual ou maior que 6 na bateria de exercícios do treinamento.
ATENÇÃO: Para proteção da propriedade intelectual dos autores as aulas NÃO SÃO E NÃO PODEM SER GRAVADAS, o treinamento é 100% ONLINE E AO VIVO, ao se inscrever o participante concorda com os dias e horários do treinamento.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
De acordo com a Lei nº 9394/96, o Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97, os cursos livres são uma modalidade e ensino legal e válida em todo território nacional. Este treinamento está em conformidade com a legislação em vigor.
Unidade 1 – Atendimento ao Cliente
Postura profissional e etiqueta na recepção.
Comunicação eficaz e empática com hóspedes.
Atendimento presencial, telefônico e digital.
Gestão de conflitos e resolução de intercorrências.
Privacidade e sigilo das informações do hóspede.
Unidade 2 – Operações de Recepção
Navegação no sistema e painel de indicadores.
Cadastro e atualização de hóspedes.
Recebimento e encaminhamento de mensagens e encomendas.
Registro de recados e controle de informações.
Unidade 3 – Reservas e Ocupação
Mapa de reservas e unidades habitacionais (UHs).
Efetuação e controle de reservas.
Troca de unidades habitacionais.
Gestão de disponibilidade e tarifas.
Integração com canais de venda (Channel Manager).
Unidade 4 – Check-in e Check-out
Etapas e procedimentos operacionais.
Emissão de documentos e recibos.
Registro de entrada e saída no sistema.
Passagem de turno e continuidade de atendimento.
Unidade 5 – Integração com Outros Setores
Comunicação com governança, manutenção e cozinha.
Registro e consulta de informações intersetoriais.
Fluxo de dados entre recepção e financeiro.
Unidade 6 – Relatórios e Indicadores
Elaboração de relatórios operacionais.
Consulta e análise de dados de ocupação.
Indicadores de desempenho da recepção